21/01/2022
NOTA TÉCNICA - ORIENTAÇÃO PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM EXERCITANTES E ATLETAS



NOTA TÉCNICA DA SOCIEDADE DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE – RJ

 

ORIENTAÇÃO PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM EXERCITANTES E ATLETAS

Janeiro/2022

 

Redação:

CLAUDIO GIL SOARES DE ARAUJO (Editor convidado)

MARCO AURELIO MORAES DE SOUZA GOMES (Presidente da SMEERJ)

FABIO PERALTA MATHIAS (Diretor Científico – SMEERJ)

 

A SMEERJ vem, por meio desta NOTA TÉCNICA, reforçar o seu papel e sua responsabilidade de bem informar a população e, em particular, atletas, exercitantes e todos aqueles que lidam com as diversas formas de movimento humano. O objetivo da presente NOTA TÉCNICA é orientar sobre a vacinação contra a COVID-19 em indivíduos fisicamente ativos e serve para complementar outras informações disponíveis na literatura sobre a relação entre a COVID-19 e atividade física, exercício físico e esporte.1,2

 

Tem sido recorrente na mídia e no meio de alguns atletas uma preocupação sobre os riscos de ocorrência de efeitos adversos das vacinas contra COVID-19 em termos da saúde e, em especial, do desempenho desportivo.  Algumas matérias que circulam em jornais e em redes sociais chegam ao ponto de relacionar a vacinação com casos de miocardite e de morte súbita em atletas, o que constitui um grave caso de desinformação.3 Não obstante, diversas sociedades e instituições de várias partes do mundo,4 já aprovaram e consideram as diversas vacinas seguras e atestaram que os  casos de reações adversas clinicamente relevantes são, na sua quase totalidade, não somente raríssimos, mas  que desaparecem de forma espontânea, sem necessidade de intervenção médica, em algumas horas ou poucos dias.

 

Não há, até o momento, nenhuma evidência científica de que as vacinas possam ser mais adversas para atletas do que para população em geral,5,6 sendo, inclusive, esperado que os atletas que irão participar dos Jogos Olímpicos de inverno em fevereiro de 2022, estejam vacinados.7 Nos raríssimos casos de miocardite relatados - 24 casos em 1 milhão na população geral 8 - em pacientes imunizados com vacinas m-RNA, a evolução clínica foi quase sempre rápida e benigna e, certamente, em uma incidência muito mais baixa do que a decorrente da infecção pelo SARS-Cov2 em atletas e indivíduos fisicamente ativos.9

 

Por outro lado, os riscos decorrentes da COVID-19 são muito variáveis, com muitos indivíduos não apresentando nenhuma manifestação clínica, enquanto outros possuem evoluções clínicas mais complexas ou graves, que, infelizmente, podem levar a óbitos, mesmo em indivíduos saudáveis e jovens. Não há, atualmente, nenhuma dúvida científica de que as chances de contrair COVID-19 e, especialmente, de evoluir mal é significativamente maior nos indivíduos que não estão com a adequada cobertura vacinal.10

 

Sendo assim, considerando as evidências atuais, a SMEERJ orienta, de forma enfática, a favor de uma cobertura vacinal completa para COVID-19, incluindo dose de reforço, em todos os que fazem atividade física, exercício e esporte, a não ser que haja uma contraindicação médica formal e claramente documentada. Espera-se ainda que os atletas de elite se engajem no sentido coletivo e na relevância da atual pandemia no contexto da saúde pública e atuem como divulgadores dessas orientações.

 

Em adendo, reforçamos a importância da prática regular de exercícios como forma de reforçar o sistema imunológico, permitindo prevenir, tratar e mesmo reabilitar pacientes acometidos pela SARS-Cov2 e por outras enfermidades, mesmo as não transmissíveis.

 

 Referências

 

1.      Araújo CGS. Physical Activity, Exercise and Sports and Covid-19: What Really Matters. Int J Cardiovasc Sci 2021;34(2):113-5.

 

2.      McKinney J, Connelly KA, Dorian P, et al. COVID-19-Myocarditis and Return to Play: Reflections and Recommendations From a Canadian Working Group. Can J Cardiol. 2021 Aug;37(8):1165-74.

 

3.      https://www.medicinadoesporte.org.br/informe-da-sbmee-sobre-eventos-de-morte-subita-em-atletas-vacinados-contra-a-covid-19/ (acessado em 19/01/2022)

 

4.      https://www.ema.europa.eu/en/human-regulatory/overview/public-health-threats/coronavirus-disease-covid-19/treatments-vaccines/vaccines-covid-19/safety-covid-19-vaccines (acessado em 19/01/2022).

 

5.      Narducci DM, Diamond AB, Bernhardt DT, Roberts WO. COVID Vaccination in Athletes and Updated Interim Guidance on the Preparticipation Physical Examination During the SARS-Cov-2 Pandemic. Clin J Sport Med. 2022 Jan 1;32(1):e1-e6.

 

6.      Hull JH, Wootten M, Ranson C. Tolerability and impact of SARS-CoV-2 vaccination in elite athletes. Lancet Respir Med. 2022 Jan;10(1):e5-e6. 

 

7.      https://olympics.com/athlete365/entourage/beijing-2022-information-for-athletes-entourage/ (acessado em 19/01/2022).

 

8.      Witberg G, Barda N, Hoss S, et al. Myocarditis after Covid-19 Vaccination in a Large Health Care Organization. N Engl J Med. 2021 Dec 2;385(23):2132-9.

 

9.      Martinez MW, Tucker AM, Bloom OJ, et al. Prevalence of Inflammatory Heart Disease Among Professional Athletes With Prior COVID-19 Infection Who Received Systematic Return-to-Play Cardiac Screening. JAMA Cardiol. 2021 Jul 1;6(7):745-52.

 

10.  Abdul Taib NA, Baha Raja D,  et al. Characterisation of COVID-19 deaths by vaccination types and status in Malaysia between February and September 2021. Lancet Reg Health West Pac. 2022 Jan;18:100354.

 

Os seguintes especialistas em medicina do exercício e do esporte também apoiaram e contribuíram para a elaboração desta nota técnica: 

ADILSON COSTA CAMARGO DE CASTRO

ADRIANO FONSECA DE MORAES

ALEXANDRO SOUZA COIMBRA

CARLOS BRUNO REIS PINHEIRO

CLAUDIO GIL SOARES DE ARAUJO

FABIO PERALTA MATHIAS

GUILHERME DE VIEIRA GIORELLI

JOAO FELIPE FRANCA

LUIZA CATHARINA BRUSASCO GRANDINI

MARCO ANTONIO ALVES AZIZI

MARCO AURELIO MORAES DE SOUZA GOMES

MATEUS FREITAS TEIXEIRA

NATALIA MOURAO

PAULA BARBOSA BAPTISTA MOREIRA

REINALDO MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR

RICARDO DE ANDRADE OLIVEIRA

ROBERTO LOHN NAHON

SERAFIM BORGES


Esta NOTA TECNICA deve ser citada como:

Araújo CG, Gomes MA, Mathias FP et al. ORIENTAÇÃO PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM EXERCITANTES E ATLETAS: Nota técnica de Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro; 21 de janeiro de 2022

(https://smeerj.org.br/atualizacao2.asp?cod=2&NOTA_T%C3%89CNICA_-_ORIENTA%C3%87%C3%83O_PARA_VACINA%C3...)



O que você procura?

Encontre um especialista do esporte mais perto de você.
ENCONTRE
Fale conosco através de um dos nossos canais de atendimento.
CONTATO
Av. Mem de Sá, 197 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
(21) 97674-5815
contatosmeerj@gmail.com
Acesse nossas redes sociais:  
Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com